SAÚDE DOS TRANSPLANTADOS


obs: ainda em construção.


A Fisioterapia Respiratória, visa ajudar o paciente antes e após o transplante.O profissional da área tem como objetivo manter um bom desempenho físico, com força e flexibilidade do corpo. Os exercícios ajudam na capacidade de respirar melhor. Todo o plano fisioterapêutico, visa oferecer o melhor comportamento funcional do paciente, sendo útil o seu início mais precocemente possível. O programa conta com os exercícios respiratórios, exercícios de tosse, drenagem postural de todos os segmentos pulmonares, técnica de percussão torácica associados á drenagem postural, prática de exercícios destinados a coordenar a atividade física com a respiração, movimentação ativa e passiva dos membros inferiores e superiores, inclusive em pacientes hospitalizados e associação da terapêutica inalatória. Técnicas manuais também são usadas na mobilização da secreção das regiões, centrais, médias e periféricas. Uma vez desprendida a secreção, o paciente é orientado a tossir, fazendo assim a limpeza das vias aéreas.
Os exercícios têm como objetivo, melhorar o desempenho do fole torácico aproveitando as reservas respiratórias, melhorando o tônus o desenvolvimento do diafragma e de grupos musculares das porções inferiores do tórax. As doenças pulmonares são devastadoras e progressivamente prejudica a capacidade de respirar da pessoa.

As técnicas incluem:

1- O uso de posicionamento corporal para aumentar a vantagem mecânica do diafragma.
2- Controle do padrão respiratório em repouso e durante o exercício para diminuir a retenção do ar e o trabalho da respiração.
3- Técnicas de relaxamento para diminuir o consumo de oxigênio e ajudar o paciente a ganhar autocontrole de seu padrão respiratório.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Sempre consulte um médico antes de fazer quaisquer exercícios pois algumas doenças pulmonares devem ser isentas de quaisquer exercícios físicos para que não force outros órgãos como o coração. É muito importante que o paciente tenha um rigoroso acompanhamento médico e com uma equipe multidisciplinar, que incluem além dos especialistas:enfermagem, nutrição, psicólogos, fisioterapeutas e assistência social.



FONTE: Fisioterapia Respiratória Moderna; Carlos Alberto Caetano Azeredo

 



 


 
© 2007 Transplante Pulmonar Online Inc. All rights reserved. layout by Rodrigo Tebaldi