IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

 

Dentro do nosso organismo a água se dedica a várias atividades importantes. Tomar 2,0L a 2,5L de água por dia é a garantia de que estamos ingerindo a quantidade ideal para repormos as perdas obtidas pelo suor e excrementos e ainda hidratar e fornecer ao organismo os eletrólitos necessários para o equilíbrio de suas funções. Já todos os alimentos possuem água, quantidades distintas entre si, mas que são prontamente absorvidas pelo organismo.

60% do corpo humano de um adulto é formado de água, um recém nascido chega a ter quase 80% do seu organismo formado por líquidos. Nas pessoas idosas esse número cai para 50%, isso porque conforme envelhecemos vamos-nos “desidratando” aos poucos.

A água no organismo tem a função de regular a temperatura corpórea, através da eliminação do suor, eliminar resíduos metabólicos, através da urina, fazer uma melhor distribuição de nutrientes pelo corpo, auxiliar no transporte de nutrientes até as células, auxiliar na prática de esportes, pois ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga, dos músculos.

O cérebro e o coração, por exemplo, são compostos por 75% de água, o fígado e os pulmões 86%, já o nosso sangue e os rins são compostos por 83% de água. Uma pessoa pode viver aproximadamente um mês sem comida, porém não mais do que uma semana sem água.

A água pura, atuando como solvente, chega até o interior das células, transportando nutrientes e levando embora os venenos e toxinas produzidas em nosso corpo.


Porém, caso a água fornecida ao nosso corpo não seja tratada e esteja contaminada, esses tóxicos não serão totalmente eliminados durante o processo de evaporação, ficando retidos na forma de resíduos incrustados na pele, deixando-a seca, áspera e vulnerável ao ataque de agentes externos. A ingestão de água pura em quantidade ajuda, entre outros benefícios, a manter a suavidade e a flexibilidade da pele.

Médicos das mais diversas especialidades atribuem à acumulação desses tóxicos no organismo o aparecimento, ou o agravamento, de males como artrites, endurecimento das artérias, cálculos renais, biliares, diabetes, obesidade, enfisema pulmonar, cataratas, perda de audição e outras incontáveis disfunções.

Usar, portanto, a denominação "água mineral" como sinônimo de água adequada e recomendável irrestritamente para toda e qualquer pessoa, é um tanto temerário. Devemos ter a certeza da procedência da água, caso contrario, o melhor é fervê-la o filtrá-la, pra que seja garantida sua pureza.

É importante ter a mesma preocupação de cuidado com água assim como temos com os alimentos ingeridos uma vez que é vital para a limpeza e a hidratação de todo o corpo.




DICAS PARA UMA ÁGUA SAÚDAVEL



  • Saneamento Básico;

  • Limpeza da caixa d’água;

  • Filtros e velas sempre limpos;

  • Ferver água se necessário;

  • A água deve ser incolor e sem cheiro e longe de produtos domésticos;

  • Caso seja água mineral, verifique se tem uma procedência confiável;

  • Se estiver fora de casa, dê preferência à água mineral;

  • Nunca tome água “torneiral”; ou armazenada em locais abertos;

  • Sucos alternativos sem procedência ou correto armazenamento não é aconselhável;




Quer saber o que é melhor?! Água não tem nenhuma caloria e faz muito bem à saúde!!!



FONTE: Springway

Saúde na Internet

www.viaki.com.br



 


 
© 2007 Transplante Pulmonar Online Inc. All rights reserved. layout by Rodrigo Tebaldi