Especial Fantástico - Transplante: o dom da vida

 

O Doutor Drauzio Varella está de volta ao Fantástico e vai discutir, agora, uma questão de saúde pública. Na série que começa hoje, vamos falar de transplante de órgãos.

Esse assunto interessa a todos. Estatisticamente, é cinco vezes mais provável depender de um transplante do que se tornar um doador.

Tomara que você nunca precise substituir um órgão seu. Mas, se precisar, é fundamental que uma família que acabou de perder um ente querido concorde com a doação dos órgãos que salvarão a sua vida e a de outras pessoas.

Se você tem um bom seguro saúde e patrimônio sólido, não pense que será privilegiado. Qualquer brasileiro que precise de um transplante vai para a fila de espera. Há milhares nessa fila, e muitos morrem sem conseguir o transplante. O objetivo desta série é colaborar para que a fila ande mais depressa.

O Brasil foi pioneiro em transplantes. Transplantamos corações, pulmões, fígados, pâncreas, rins e córneas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Apesar disso, há 50 mil pessoas na fila de espera. A maioria morrerá antes de receber um órgão.

Confira os vídeos da série abaixo:

Domingo, 19/04/2009

Há seis meses, depois de descobrir que sofria do coração, Felipe, de 13 anos, saiu de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, em direção à capital do estado. Felipe está em 39º na fila de espera.

Domingo, 26/04/2009

Famílias e crianças contam suas maiores ciladas. Tem história sobre queda de cabelo, reboque, churrasco, curso e casamento. Pessoas falam sobre as dificuldades dos transplantados.

Domingo, 03/05/2009

Em quatro anos, Santa Catarina conseguiu transformar completamente a realidade da fila de transplantes no estado. De sete doadores efetivos, para cada um milhão de habitantes, passou para 16.

Domingo, 10/05/2009

Sílvia, Cristina, Sérgio e Eduardo enfrentaram o medo em nome da solidariedade e deram vida a outras quatro pessoas. Conheça o hospital recordista, no mundo, de transplantes de rins.

Domingo, 17/05/2009

Confira o desfecho dos personagens da série. Aparelho desenvolvido nos EUA permite que o coração bata fora do corpo, em um ambiente que tenta imitar as condições do organismo humano.

Fonte: G1 / Fantástico





 
© 2007 Transplante Pulmonar Online Inc. All rights reserved. layout by Rodrigo Tebaldi