LUTA CONTRA O TABACO 

85% DA POPULAÇÃO COM DPOC SOFRE POR CAUSA DO USO DE TABACO 

O tabagismo é considerado pela OMS (organização Mundial da Saúde) o maior causador de morte evitáveis na história da humanidade. Seu uso ao longo dos séculos só vem agravando cada dia mais a saúde daqueles que apreciam os vários tipos de tabaco. 

Cientistas do mundo todo descobrem a todo o momento os males causados pelo cigarro que somente neste século ele poderá matar 1 bilhão de pessoas. No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes/ano são decorrentes do tabagismo. O cigarro sozinho já traz uma série de complicações à saúde do fumante. Se ele for associado ao álcool, a situação piora. Pois além dos males ao pulmão, o álcool reforça o surgimento dos vários tipos de câncer. Os índices são alarmantes: 

* 90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos); 

* 85% das mortes causadas por bronquite e enfisema; sem do o Enfisema Pulmonar uma das principais doenças da categoria DPOC, que pode ter como única alternativa de sobrevida o “transplante pulmonar”. 

A manipulação psicológica embutida na publicidade de cigarros procura criar a impressão, principalmente entre os jovens, de que o tabagismo é muito mais comum e socialmente aceito do que é na realidade. Os resultados das medidas de restrição à publicidade no controle do tabagismo em vários países mostram que este é um instrumento legítimo e necessário para a redução do consumo.  

Se parar a tempo é possível ao fumante minimizar bastante o impacto do cigarro no organismo. E

mesmo que um fumante decida abandonar o cigarro hoje, seu organismo levará anos para ficar completamente “limpo”. Estima-se que os resíduos químicos do cigarro permanecem no organismo por até 11 anos. 

A DPOC vem crescendo em demasia pelo uso concomitante do tabaco. Jovens são os principais consumidores nos dias de hoje. Já pessoas nas terceira idade, estão sofrendo com as doenças cardiovasculares, câncer e principalmente o Enfisema pulmonar que pode levar o paciente ao transplante pulmonar. 

O ideal para uma vida longa e saudável, é deixar o uso do tabaco e seguir algumas instruções para uma vida melhor: 
 

  • Caminhe por apenas cinco minutos, isso alivia a vontade avassaladora por um cigarro. Faça exercícios por curtos períodos ajuda a resistir à tentação.
  • Chupe gelo
  • Escove os dentes a toda hora
  • Beba água gelada
  • Coma uma fruta
  • Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos.
  • Procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas
  • Converse com um amigo,
  • Faça a respiração profunda: respire fundo pelo nariz e vá contando até 6, depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões.
  • Relaxamento muscular: estique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.
 

Proteja-se... após parar de fumar uma simples tragada pode levar você a uma recaída. Evite o primeiro cigarro e você estará evitando todos os outros! 
 
 

Fonte: www.inca.gov.br/tabagismo





 
© 2007 Transplante Pulmonar Online Inc. All rights reserved. layout by Rodrigo Tebaldi