Limeirense que espera transplante de pulmões se muda hoje para SP

 

Data: 11/08/2007

O limeirense Rodrigo Daniel Vieira, 28 anos, que está com os dois pulmões condenados devido a uma doença chamada silicose pulmonar, e pediu ajuda da população porque está à espera de transplante, vai se mudar hoje para São Paulo.

Há dois meses, a Gazeta mostrou seu drama, quando também pedia a ajuda da população, justamente para se manter na capital paulista. Com uma aposentadoria avaliada em R$ 700 mensais, esposa desempregada e um filho de um ano, ele não tinha a mínima condição financeira de se deslocar sem a mobilização de algumas pessoas. “Graças a Deus, estou perto de nascer de novo”.  
Silvana Vicentim Magalhães, da Organização Não-Governamental (Ong) Transplante, Doação e Vida (TDV), foi quem contou “a boa notícia” na tarde de ontem. Ela disse que várias pessoas da igreja que Rodrigo freqüenta a do Evangelho Quadrangular, o ajudarão durante o tempo que precisar, e inclusive, outras que se sensibilizaram através da matéria publicada.  
Foram os médicos do Hospital São Paulo, onde ele passará pelo transplante, que o orientaram a morar na capital para evitar perder os órgãos quando estiverem disponíveis.  
Há meses ele já não respira sozinho. Precisa da ajuda do aparelho concentrador de ar, que filtra o oxigênio e o mantém respirando. É que, com a silicose pulmonar, o pulmão apresenta extenso acometimento por silicose, resultante de prolongada exposição ocupacional ao pó de sílica (geralmente anos ou décadas). A silicose causa intensa fibrose do parênquima pulmonar levando a uma pneumopatia restritiva (dificuldade de expansão). Ele trabalhou por quatro anos em uma empresa com jato de areia. Ao inspirar, partículas foram infiltradas.  
Mas, Silvana também contou outra boa notícia, ontem. De acordo com ela, Rodrigo já ocupa o terceiro lugar da fila do transplante. “Isso quer dizer que a qualquer momento ele pode ser acionado e, com certeza não vai perder o transplante porque estará por perto. Rodrigo agradeceu imensamente às pessoas que o ajudaram e agora, precisa mesmo é de muita oração”. (RR) 
 

Jornalista: Gazeta de Limeira





 
© 2007 Transplante Pulmonar Online Inc. All rights reserved. layout by Rodrigo Tebaldi