Paciente na fila de transplante pode checar lista

Site da Secretaria da Saúde de SP tem informações atualizadas

19/09/2007 - 13:15 - Em pouco mais de um ano de funcionamento, o sistema informatizado de controle de transplantes de órgãos do Estado de São Paulo já deu resultados positivos. A atualização de dados dos pacientes que esperam ou que já passaram por uma cirurgia ficou mais fácil. Essa tecnologia foi desenvolvida em Ribeirão Preto junto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas.
Esse sistema permite agora um acompanhamento do próprio paciente. Quem já está cadastrado na central de transplantes pode consultar a lista de espera, com informações atualizadas, pelo site www.saude.sp.gov.br.
                               

As equipes que realizam transplante de coração foram as primeiras a utilizar o sistema informatizado. As informações de doadores e receptores são transmitidas pela internet. Os dados são atualizados on-line, 24 horas por dia, de qualquer lugar. Com o programa, o envio de documentos foi reduzido em 80%.

Segundo Silvio Tucci Júnior, coordenador da central de transplantes, pelo sistema o paciente pode ter acesso à sua posição na fila de espera. “Vale ressaltar que, para alguns órgãos como córnea, coração e fígado, há uma fila de espera. Já para órgãos como rim, essa lista depende do doador, do tipo sangüíneo e da compatibilidade entre doador e receptor”, disse.

No total, 2.995 pessoas aguardam por um fígado no Estado, enquanto que mais de 11.258 pacientes aguardam por um rim. Outras 2,6 mil pessoas aguardam pela doação de uma córnea, enquanto 99 estão esperando por um coração. Em todo o país, são realizados por ano, em média, 17 mil transplantes, mas o número de doadores, que já é considerado pequeno, vem caindo.

 

 

 





 
2007 Transplante Pulmonar Online Inc. All rights reserved. layout by Rodrigo Tebaldi